sexta-feira, 27 de março de 2015

MUNICÍPIO DE ALCÂNTARAS QUER IMPLANTAR O 'SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL' EM 2015

Matadouro Público de Alcântaras. Foto: Arquivo VN
Sistema de Inspeção Municipal deve fechar abatedouro Público.

Um projeto de Lei enviado a Câmara Municipal de Alcântaras prevê a implantação do Sistema do Inspeção Municipal (SIM), a medida que visa assegurar  a certificação dos produtos de origem animal na pequena cidade serrana pretende otimizar a produção e comercialização no município, que devido a carência do SIM já tem enfrentado impasses na compra de alimentos por meio do PAA e PNAE.

Caso seja aprovado o município deverá contar com uma equipe especializada de vigilância sanitária, afim de assegurar a padronização, higienização, procedência e correta manipulação e armazenagem dos produtos.

Com  o SIM a fiscalização também deverá aumentar no que tende aos locais de produção, conservação e idoneidade da matéria prima dos produtos, o que teoricamente deve fechar as portas do Abatedouro Publico Municipal que apesar de  haver sido reformado, não contempla os parâmetros sanitários exigíveis para seu funcionamento. 

O referido local que no ano de 2011 foi visitado pela UVA para a coleta de dados sobre as condições higiênicas sanitárias dos abatedouros públicos da zona norte teria apresentado pontos negativos referente a localização, equipamentos usados, sistema de sacrifício de bovinos e suínos, higienização dos maxantes, pintura e isolamento dos animais. Na mesma região por conta da não adaptação as normas técnicas para o funcionamento pleno dos estabelecimentos cidades como Coreaú, Meruoca e Massapê tiveram de suspender as atividades nos abatedouros, sob pena de serem denunciados ao Ministério Publico.

Do blog o Serrano ( Via Blog Portal Jovem - Post. Francisco Freire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores