terça-feira, 18 de junho de 2013

SUPERLOTAÇÃO: “presídios estão com 3,5 mil detentos acima da capacidade no Ceará”

Somente no 9º DP, foram 23 fugas neste ano 

Delegacias também estão superlotadas. A presença dos presos nas unidades impede que a Polícia Civil exerça a função original, que é a de investigar.

Assaltos, roubos, sequestros e homicídios estão cada vez mais recorrentes no Ceará. E se você soubesse que não existem mais vagas nem em delegacias nem em presídios do estado para receber acusados de crimes? As delegacias e os presídios do Ceará estão superlotados.

A população carcerária cearense é de 18.715 detentos, destes 13.845 estão cumprindo pena no sistema fechado e 4.870 cumprem nos sistemas semiaberto e aberto. De acordo com a Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), atualmente há déficit de, aproximadamente, 3,5 mil vagas.

De janeiro a maio deste ano, a Sejus recebeu 3.529 presos das delegacias, que também estão superlotadas. Já em todo o ano passado, 4.531 presos da Delegacia de Capturas e Polinter foram encaminhados para os presídios. Quantidade que corresponde à capacidade de quase cinco Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs).

Problema grave

De acordo com o Ministério Público, no Ceará existem quase 58 mil mandados de prisão em aberto. Número preocupante, já que não existem vagas no sistema penitenciário para acomodar os presos. Enquanto isso, muitos ficam nas delegacias.

No 9º Distrito Policial, na Praia do Futuro, por exemplo, já foram contabilizadas 23 fugas de detentos somente neste ano. Segundo o delegado titular da unidade, Raimundo Derval, a presença dos presos nas delegacias impede que a Polícia Civil exerça a função original, que é a de investigar.

“Os policiais acabam tendo que levar para audiência, Instituto Médico Legal (IML) e presídios. Tudo isso deixa o principal de lado, que é a investigação para fazer um serviço que é da Secretaria de Justiça”, afirma.

Matéria completa no Jornal Tribuna do Ceará
(FOTO: Marcos Dublê/TV Jangadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores