sábado, 15 de dezembro de 2012

GRUPO DE ASTRÔNOMOS REGISTRA CHUVA DE METEOROS GEMINÍDEOS NO CEARÁ

Grupo amador acompanha de perto fenômenos astrômicos. Durante o mês de dezembro é possível observar uma chuva de meteoros.  (Foto: João Paulo/VC no G1/CE)

Na última quinta-feira (13) astrômos do Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF) foram até a cidade de Paramoti, 104 km de Fortaleza, para acompanhar a Chuva de Meteoros Geminídeos.

Fenômeno
Durantepercurso em torno do Sol, a Terra atravessa diversas trilhas de destroços deixados por cometas, vagando em suas órbitas em torno do Sol também. Todas as vezes em que isso acontece, ocorre uma chuva de meteoros e a Terra varre esses pequenos destroços, destruídos com o atrito ao entrarem na atmosfera terrestre.

Alguns pedaços desses destroços de cometas sobrevivem e chegam à superfície, mas a grande maioria se queima, dando origem aos meteoros, conhecidos popularmente como estrelas cadentes.
Segundo o fisioterapeuta, fotógrafo e membro do CASF, João Paulo Melo, o registro foi "espetacular". "Um momento único e bonito. Nós fomos agraciados porque não tinha o brilho da Lua e foi possível observar quase todo o fenômeno", afirmou.

Ainda de acordo com João Paulo, o ápice da chuva de meteoros em geminídeos aconteceu entre meia-noite e 1hora sa manhã. "Pudemos observar nesse período grande número de meteoros. Cerca de 150 por hora", disse.

Nota da redação: O astrônomo amador Arnoldo Nunes, 40, também observou o evento. Ele explica que o nome geminídeos é porque o evento acontece constelação de gêmeos, que fica a nordeste da constelação conhecida como Três Marias. Arnoldo Nunes diz que o recomendado é observar o fenômeno longe da cidade. Preferencialmente em um lugar sem luzes. “A chuva de meteoros geminídeos está associada ao asteroide Phaethon, que passa a uns 17 milhões de quilômetros da Terra. Logo a Terra entra no rastro de destroços deixado pelo asteroide e a chuva efetivamente já começa, pode se esperar dezenas ou centenas de meteoros por hora”, afirmou.

Do G1 CE

2ª FASE DO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ COMEÇA DOMINGO


7.878 candidatos concorrem a 2.225 vagas. Nesta fase, os candidatos farão quatro provas, duas por dia.

As provas da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece) ocorrem neste domingo (16) e segunda-feira (17). Estão aptos para a segunda etapa 7.878 candidatos, que concorrem a 2.225 vagas. Nesta fase, os candidatos farão quatro provas, duas por dia. A prova de redação em língua portuguesa é obrigatória para os inscritos em todos os cursos. As outras três provas são de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Cada uma terá 20 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas.

Na primeira fase estavam inscritos 29.680 candidatos, sendo 24.700 candidatos em Fortaleza e 4.980 para as unidades da Uece no Interior do Estado. Além do Campus do Itaperi, as provas da segunda fase serão realizadas no Colégio de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra e Colégio Farias Brito, da Senador Pompeu e nas unidades da Uece nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Itapipoca e Tauá.

As provas acontecem das 9h às 13 horas e os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência, munidos de caneta esferográfica de tinta azul ou preta e do documento oficial e original de identidade. Os endereços dos locais de prova encontram-se no Cartão de Identificação do candidato, disponível no endereço no site da universidade. A divulgação do resultado do vestibular 2013.1 da Uece ainda não tem data definida para acontecer.
Do G1 CE

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

IMAGENS DO AÇUDE PINGA EM ALCÂNTARAS

O pequeno Açude é barrado pelo Riacho Santana e foi construído em 1993

O nível do Açude Pinga baixa rapidamente, no entanto o volume de água ainda é bom, o que pode preocupar é se as chuvas não forem o suficiente para repor os mais de 5 metros de águas perdidos pela extensão de pouco mais de 1 km.

O Açude é considerado de nível muito pequeno, visto que, tem uma Bacia Hidrográfica de apenas 8 Km², compreendendo as localidades de Santana, Lajinha e Bom Jesus. Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, sua capacidade total é de 800.000 m³, daí a importância para a cidade de Alcântaras e o uso racional da população beneficiada, pois é o único existente no município.

Atualmente a água se concentra na chamada bacia do açude, que é o local mais largo e mais profundo do reservatório.
Ponte sobre o Riacho Santana que fica no meio da extensão do reservatório voltou a ser transitável.
A medida em que as águas vão baixando, vai aparecendo mais sujeiras deixadas por pequenos pescadores e banhistas.
Apesar disso água aparenta "ser muito limpa" e não apresenta nenhum odor. Também não há residencias próximas e muito menos a existência de esgotos que o possa comprometer a qualidade da água.
Imagens do dia 13 de novembro de 2012

UMA NOVA ELEIÇÃO EM MERUOCA


Indeferimento de João Coutinho repercute em toda região

Uma grande reviravolta aconteceu nas últimas horas na cidade serrana de Meruoca que fica a menos de 20km de Sobral. O ex- Prefeito e candidato situacionista João Coutinho teve sua eleição anulada pela justiça.

O Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por unanimidade, desproveu o recurso, do candidato a prefeito de Meruoca, João Coutinho (PT) que já tinha tido o mesmo posicionamento por parte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. A derrota de João Coutinho (PT) no TSE ocorreu na noite de ontem (13). O voto do Ministro Relator Marco Aurélio de Melo, foi seguido pelos Ministros Dias Toffoli, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Cármen Lúcia (presidente). Acórdão foi publicado em sessão. A impugnação do registro de candidatura do petista João Coutinho (PT) é devido a rejeição de contas públicas, quando o mesmo foi gestor da Meruoca. Caiu na lei da Ficha Limpa.

A segunda colocada no pleito meruoquense, Hérica Zédnik Rodrigues (PRB) recebeu 3.553 votos, enquanto João Coutinho obteve 5.094 votos. Como a segunda colocada não tem mais de 50% dos votos válidos, então haverá uma nova eleição.

Com Blog do CLEBER TEIXEIRA

TCM-CE DETERMINA TOMADA DE CONTAS ESPECIAL EM 14 PREFEITURAS


O balanço foi divulgado pelo presidente do Tribunal, Manoel Veras, em coletiva junto com membros do Ministério Público (MP-CE), na manhã desta sexta-feira.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou processo de Tomada de Contas Especial em 14 das 39 prefeituras cearenses fiscalizadas após as eleições deste ano. O balanço foi divulgado pelo presidente do Tribunal, Manoel Veras, em coletiva junto com membros do Ministério Público (MP-CE), na manhã desta sexta-feira.

Foram detectadas irregularidades em todas as prefeituras fiscalizadas. Porém, as ações típicas de desmonte foram verificadas em alguns desses casos. De posse das informações, o MP faz a ponte entre a esfera administrativa e a judicial.

No processo de Tomada de Contas Especial, os gestores precisam prestar esclarecimentos sobre as irregularidades verificadas ou ressarcir à administração pública dos eventuais prejuízos causados.

Confira a lista de prefeituras que terão Tomada de Contas Especial:

Granja, Coreaú, Ibiapina, Jucás, Antonina do Norte, Baturite, Uruburetama, Pacajus, Santa Quitéria, Acopiara, Icó, Uruoca, Crato, Itaitinga.

 O Povo Online (marcosroberio@opovo.com.br)



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MAIS UM CAPÍTULO DAS ELEIÇÕES 2012 EM MERUOCA


EM PRIMEIRA MÃO: Decisão publicada nesta noite de quinta-feira 13 de dezembro por unanimidade desproveu o recurso eleitoral Nº 2325 que diz respeito a candidatura do ex-prefeito de Meruoca João Coutinho do PT. Veja a decisão:

Origem: 
MERUOCA - CE 
Resumo: 
IMPUGNAÇÃO AO REGISTRO DE CANDIDATURA - REGISTRO DE CANDIDATURA - RRC - CANDIDATO - INELEGIBILIDADE - REJEIÇÃO DE CONTAS PÚBLICAS - CARGO - PREFEITO

Decisão: 
O Tribunal, por unanimidade, desproveu o recurso, nos termos do voto do Relator. Votaram com o Relator os Ministros Dias Toffoli, Nancy Andrighi, Laurita Vaz, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Cármen Lúcia (presidente). Acórdão publicado em sessão.

Fotos: sites de campanha

13 DE DEZEMBRO: CENTENÁRIO DE LUIS GONZAGA

Site de Luiz Gonzaga

CAMINHÃO TANQUE CAPOTA NA DESCIDA DA SERRA DA MERUOCA


Foto: Radialista Oliveira Domingos

O caminhão capotou na Serra da Meruoca  na noite de quarta-feira. O veículo carro-pipa, deve ter tido problema mecânico, quando descia a serra, a altura da localidade denominada de Marina. O motorista ficou presos às ferragens e foi resgatado com ferimentos leves. Uma equipe da PRE permaneceu no local para evitar outros acidentes.

Caminhão tanque de transporte de combustível capotou na descida da Serra da Meruoca, por volta das 23h15. Ainda não se sabe a causa do acidente, provavelmente um problema mecânico, o acidente aconteceu nas proximidades da localidade denominada de Marina. Equipes de regates foram acionadas ainda a noite para o local. 

A informação é de que o veículo pertence a empresa M. Dias Pimentel, e que o motorista sofreu lesões leves sendo levado para Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Não há informações sobre o nome do motorista e que tipo de carga era transportada.

Informações do blog Wilson Gomes

ÍNDICE FIRJAN: ALCÂNTARAS ENCERROU A ÚLTIMA DÉCADA COMO O MUNICÍPIO MAIS DESENVOLVIDO DA MICRO-REGIÃO SERRA DA MERUOCA


Vista paro os bairros Bela Vista e São José

Na quinta edição (ano) do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que ficou subdivido em 07 comparações de anos base de 2000 a 2010, por quase toda a última década e contrariando o que alguns pensavam, o município de Alcântaras ficou a frente do outro município da micro-região da Meruoca, que abrange os dois pequenos municípios, fechando o ano de 2010 e toda década como o melhor índice de desenvolvimento da região. Os dados são do Índice Firjan.

Em relação a 2009, apesar de melhorado o índice de 2010 que subiu para 0.6185 , mesmo assim houve um perda de posições, apesar disso se manteve numa posição intermediária em relação aos 184 municípios do Ceará. Assim como na maioria dos municípios brasileiros, Emprego e Renda é o principal problema do município, a melhor continua com a área de Saúde, dados referente a 2010. Veja todos as edições do Firjan para a micro-região Serra da Meruoca.

2010

3356º 91º 0.6185 CE Alcântaras
3749º 122º 0.5985 CE Meruoca


2009

3201º 76º 0.6164 CE Alcântaras
3599º 119º 0.5953 CE Meruoca

2008

3570º 104º 0.5789 CE Meruoca
3597º 108º 0.5774 CE Alcântaras

2007

3864º 119º 0.5541 CE Alcântaras
4394º 157º 0.5228 CE Meruoca

2006

3257º 47º 0.5699 CE Meruoca
4203º 138º 0.5103 CE Alcântaras

2005

3947º 98º 0.5149 CE Alcântaras
4120º 114º 0.5014 CE Meruoca

2000

3963º 88º 0.4371 CE Alcântaras
4369º 125º 0.4090 CE Meruoca

Algumas pessoas confundem desenvolvimento com obras e outras realizações, algumas até superficiais, obras de infra-estrutura é um excelente começo, no entanto o conceito de desenvolvimento vai bem mais além; pois desenvolvimento nada mais é do que melhoria na qualidade de vida. Não há nada melhor para refletir na melhoria da qualidade de vida como nos investimentos nas áreas de Saúde e Educação, isso certamente irá refletir nos índices oficiais.

Um exemplo, o distrito de Ventura em Alcântaras, assim como a sede, possuem sistemas de tratamento de esgoto; na cidade de Meruoca pelo meu conhecimento não existe esgoto tratado. Então, como um lugar que não trata seus dejetos pode se auto proclamar mais desenvolvido do que um outro lugar que tem este benefício?

O município de Meruoca passou por grandes avanços em sua infra-estrutura municipal depois do ex-prefeito João Coutinho na Prefeitura, mas ainda não foi o suficiente para pagar sua dívida com o seu atraso histórico.
foto: site secult/Meruoca






RESULTADO DA PRIMEIRA FASE DO VESTIBULAR 2013.1 DA UECE É DIVULGADO



A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgou na noite nesta quarta-feira (12) o resultado da primeira fase do seu vestibular 2013.1. Ao todo 29.682 candidatos se inscreveram para o vestibular 2013.1 da UECE.

A segunda fase do Vestibular 2013.1 da UECE acontece no próximo domingo (16) e na próxima segunda-feira (17), de 9h às 13h. Estarão aptos para fazer a segunda fase 7878 candidatos. São ofertadas 2205 vagas para a Universidade.

Ao todo, 29.682 candidatos se inscreveram para o vestibular 2013.1 da Estadual cearense.


Fonte: Diário do Nordeste Online, foto Rodrigo Carvalho 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

COREAÚ-CE: AGRICULTOR MORRE AO CAIR DE CARROCERIA DE CAMINHÃO NA ZONA RURAL


O agricultor de 36 anos identificado como Francisco das Chagas Marques morreu vítima de uma queda de cima de um caminhão ocorrido por volta das 19h30 de terça-feira (11) na CE-240, nas proximidades do distrito de Araquém (Coreaú).

Segundo informações colhidas no local por populares, a vítima vinha na carroceria de um caminha Mercedes Benz de cor vermelha e placas NQY 9891 de propriedade do senhor Edmilson Rodrigues, quando em determinado momento o motorista do caminhão teve que freia bruscamente para não bater em um animal (jumento), quando a vítima que vinha na carroceria do caminhão desequilibro-se  e caiu de cabeça no asfalto tendo morte imediata.

Depois da tragédia, o motorista do caminhão percebendo que o homem havia morrido, saiu do local e não foi mais visto para contar a sua versão.

Os policiais do Destacamento de Coreaú (CB O. Filho, Cb Rodrigues e Sd R. Luiz) foram acionados ao local, isolaram a área, acionaram a perícia Forense que esteve no local e tomou todas providência cabíveis e após removeram o corpo para o IML de Sobral afim de ser realizado o exame cadavérico. 

Camocim Polícia24h

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

ACIDENTES NOS TRILHOS DO "VLT" DE SOBRAL, PREOCUPAM A POPULAÇÃO


Veículos têm ficado preso em elevações de trilhos. Não há previsão para inauguração do VLT.

A presença de trilhos na Avenida John Sanford, no Bairro Junco, na cidade de Sobral, região norte do Ceará, preocupa moradores. Segundo eles, desde que os trilho foram instalados, os acidentes com motociclistas e ciclistas são constantes. “Eu já fico em alerta. Qualquer barulho que a gente escuta a gente corre e, geralmente, é uma queda. Eu fico sem entender por que ainda não tomaram providências aqui nessa via?”, afirma o comerciante João Alberto Ribeiro.

Na manhã de segunda-feira (10), um professor foi atropelado e morto após um dos pneus da moto que pilotava prender no trilho, ocasionando a queda do professor. Na manhã desta terça-feira (11), mais um motociclista caiu ao tentar passar pela passagem do trilho. “Eu fui desviar do carro e caí da bicicleta”, disse a empregada doméstica Maria das Graças, que já se acidentou no local. A inauguração do VLT em Sobral estava prevista para setembro, mas foi cancelada e não há previsão de nova data.
saiba mais

O trilho vai receber os vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e divide espaço com a parte asfaltada da Avenida John Sanford. Não há divisória entre as duas partes. Segundo os moradores, a parte elevada do trilho tem ocasionado quedas de motociclistas e ciclistas, acidentes. Ainda de acordo com eles, fluxo intenso de carros acaba agravando as ocorrências, pois muitos feridos acabam sendo atropelados.

Do G1 CE

R$ 841 MILHÕES INVESTIDOS ATÉ AGORA NO COMBATE AOS EFEITOS DA SECA


O montante destinado para ações de combate aos efeitos da estiagem já chegam a R$ 841 milhões no Ceará. Os números foram divulgados nesta terça-feira, 11, pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. 

Além do pagamento do Bolsa Estiagem, foi antecipado o pagamento do Garantia Safra, contratados carros-pipa para que o Exército distribua água, autorizada a venda de milho a preço abaixo do mercado para alimentar os animais da região, construídas cisternas e recuperados poços artesianos. O Governo Federal também repassou recursos para os governos estaduais reforçarem suas ações.

No Ceará, 175 municípios, onde residem 2.026.058 mil pessoas, estão em situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração.

Medidas já adotadas:

Repasse de R$ 10.000.000,00 para socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais:

R$ 13.421.053,00 empenhados para o Ceará, pagos R$ 3.355.263,35 até 10/12/2012 para a recuperação de poços.

Contratadas 33.745 operações de crédito no âmbito da linha FNE emergencial operado pelo BNB que somam R$ 284.110.709 (dados atualizados até dia 04/12/2012).

Bolsa Estiagem: 222.306 beneficiados, em 173 municípios, perfazendo o montante de R$ 102.227.920.

Garantia Safra 2011/2012: 239.689 beneficiados em 174 municípios, perfazendo o montante de 162.988.520,00.

Operação Carro PIPA: 707 carros Pipa, atendendo 94 municípios, beneficiando 725.591 pessoas. Todos estes dados da operação carro pipa são do Ministério em parceria com o Exército.

Fornecimento de milho para Consumo Animal (Conab): Foram 61.800.510 toneladas contratadas para o Estado com desembarque no destino de 31.707.410 ao preço de R$ 18,10 com um limite por comprador de 1,8 toneladas (30 sacas) para criadores até 4 módulos fiscais para médios e grandes criadores e agroindustriais o preço estimado é de R$ 27,00 com limite por comprador de 80 toneladas.

Água para Todos

R$ 89.378.311,71 para a implantação de 1500 Sistemas Simplificados de Abastecimento e instalação de 14.228 cisternas no Ceará.

PAC SECA

22 contratações no Ceará perfazendo um montante de R$ 179 milhões para ampliação de sistema integrado de abastecimento de água.

Redação O POVO Online

FAMÍLIA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE DESAPARECIDO


Raimundo Amaro - PROCURADO!
Raimundo Cunha Freire está desaparecido desde o último domingo dia 09.

A família de Raimundo Cunha Freire, conhecido popularmente como Raimundo Amaro busca informações sobre o mesmo que desapareceu neste último domingo,09 de Dezembro, por volta da 11:00H. 

Segundo a família a ultima informações sobre este, é que ele tenha seguido a direção de Teresina - PI. A família que reside no Sitio Espírito Santo em Alcântaras-Ceará  busca maiores informações sobre o paradeiro de Raimundo (doente e muito distraído) e pede aos internautas que o tenha visto, ou que saiba de alguma informações de onde se encontre o mesmo que contate-os pelo fone (88) 92896329 ( Falar com Suzy). 

 Colabore! 

Francisco Freire (Portal Jovem)

A NOVA ADMINISTRAÇÃO EM COREAÚ, E AS LIÇÕES DA POLÍTICA

Foto (Coreaú em Revista)

No último dia 07 de dezembro, o município de Coreaú presenciou uma cena inédita em sua política, quando duas mulheres foram diplomadas Prefeita e vice-prefeita, Érica Cristino e Dona Marlene.

Érica Cristino é esposa do ex-prefeito Chico Antônio, e Dona Marlene é a viúva do ex-prefeito Chico da Pomba, onde até pouco tempo os dois eram ferrenhos adversários políticos, apesar de antes em 1992, Chico Antônio ter chegado na Prefeitura de Coreaú, apadrinhado pelo Chico da Bomba. Más não foi só o vai e vêm que foi responsável pela eleição dessas duas mulheres, por trás da história política, uma estratégia muito bem conduzida pelo líder político Chico Antônio, que na verdade foi o real candidato e vitorioso na eleição de Coreaú.

O candidato do PSB, foi preparando nos palanques uma sucessora para sua chapa caso realmente se confirmasse a sua impugnação de candidatura pela "Lei da Ficha Limpa", e quem votasse nele sabia que estava votando nela, no caso nelas, e assim o povo o acatou a fez.

Eleição suplementar em Alcântaras serviu como experimento para Coreaú e Meruoca.

Chico  Antônio e seu grupo político não esperaram o julgamento no TSE, e assim oficializaram a candidatura de Érica dois dias antes do pleito. Tanto o opositor e então candidato Chico Antônio e o Prefeito Carlos Roner em Coreaú, como a outra Érica candidata em Meruoca, sabiam do jogo de Xadrez da política, quem parece não ter entendido foi o João da Meruoca que, apesar do candidato João Coutinho ter participado diretamente da eleição suplementar de Alcântaras em 2011, onde foi coordenador de uma das campanhas, deu para ver que nada aprendeu, seguiu com uma candidatura que apesar de apoiada de mais de 60% dos eleitores até agora nada valeu.

Hoje na Meruoca restou somente a incerteza, em Coreaú já tem o seu rumo.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

COREAUENSE PERDE A VIDA NO TRÂNSITO DE SOBRAL


Um acidente de trânsito ocorrido agora a pouco, por volta das 14h, na Avenida John Sanford, bairro do Junco tirou a vida do professor da rede estadual de ensino e ex-candidato a vereador de Coreaú, Francisco de Assis Fontenele, 46 anos. De acordo com as informações a vítima pilotava uma motocicleta Honda, quando perdeu ao controle após o pneu dianteiro engatar entre um dos trilhos do VLT.

O motoqueiro teria tentando equilibrar o transporte quando veio ao solo sendo atropelado por caminhão compactador de lixo que presta serviço a secretaria de limpeza de Sobral. O motorista que dirigia o caminhão fugiu sem ser identificado.

Informações colhidas no local dão conta que Francisco de Assis, prestava serviço também ao vereador eleito no município de Sobral,  Carlos do Calisto. O corpo de Francisco de Assis Fontenele permaneceu no local até a chegada do rabecão do IML. O caso será investigado pela Polícia Civil.

O laudo sobre as causas do acidente deverá sair num prazo de 30 dias.
Todas as informações são do blog Wilson Gomes


ALCÂNTARAS 55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA 1957-2012: A MUDANÇA DO MAPA POLÍTICO DA SERRA DA MERUOCA

A Serra da Meruoca, parecia uma terra "sem dono", ou, de "muitos donos".

Se hoje a população não tem muito o que comemorar, vale lembrar que a cinquenta e cinco anos, no dia 10 de dezembro de 1957, Alcântaras passava por mais um marco importante de sua história.

Naquele dia 10 de dezembro, Alcântaras seguia totalmente o seu rumo e mudava definitivamente o mapa  geográfico e político da Serra da Meruoca, onde era um lugar que, hora era Santana do Acaraú, depois era Sobral, depois era Massapê, de repente era Sobral de novo; assim era vida política  da Serra da Meruoca.

Foi então, que Alcântaras já sendo distrito de Massapê desde a década de 30, ajudou o reerguer o extinto município de Meruoca, que na ocasião era distrito de Sobral, isso aconteceu em 1951. Naquele momento Alcântaras poderia ter sido sede de município, mas abdicou-se disso em respeito a Meruoca que era um lugar mais velho, que fora emancipado politicamente pela - Lei Nº 2.090 de 13/11/1885, antes disso, tinha sido instituído até o distrito de Paz da Meruoca pela - Lei Nº 998 de 31/08/1861, ou seja quando Meruoca foi emancipada pela primeira vez Alcântaras como um lugar, aquele que "Capistrano chagou" ainda nem existia.

Voltando a década de cinquenta, em 1954 Gregório da Cunha Freire foi eleito Prefeito de Meruoca, onde também o distrito de Alcântaras ficou com a maioria dos representantes na Câmara Municipal. Tanto prestígio político de seus filhos não poderia acontecer outra coisa.

Alcântaras foi emancipado no dia 10 de dezembro de 1957.

ALCÂNTARAS 55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Embora a maioria das imagens tenham sido fotografadas pelo administrador desta página, o vídeo não nosso, e as imagens também não são de 2011 de quando foi feito, mas vale a pena rever algumas maravilhas de Alcântaras ao som no Hino Municipal, neste 10 de dezembro, quando o município completa 55 anos de Emancipação Política.

Só observando:  as Pedras no Sítio Bom, se refere ao Bom Fim região do sítio Prata. O Cristo identificado como Carmolândia na verdade é na Igreja de São Vicente de Paulo, e a Igreja do Silva não é mais a mesma pois foi totalmente modificada.

domingo, 9 de dezembro de 2012

REPORTAGEM SOBRE A FALTA DE UTI PEDIÁTRICA EM SOBRAL

Reportagem sobre a falta de Unidade de Terapia Intensiva na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 

Veja as palavras do Administrador da Santa Casa PE. Edmílson.

HILUX COM DOIS OCUPANTES CAPOTA NA ZONA RURAL DE MORAÚJO


Por volta de 05h30 de sábado (08), duas pessoas foram vitimas de acidente de transito tipo capotamento, na estrada carroçável próximo ao distrito de Várzea da Volta/Moraújo.

A comerciante Eline Cristina, 30 anos, conduzia um veículo Hilux Toyota, de cor prata, de placas HXJ 0408 e tinha como passageiro o estudante José Arlem, de 18 anos, quando próximo aos distritos de Várzea da Volta perdeu o controle do veículo e capotou.

As duas vítimas foram socorridas por populares ao hospital de Coreaú, onde foram medicados e encaminhados a Santa Casa de Sobral pra uma melhor avaliação médica.

Camocim Polícia 24h

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores