sábado, 21 de agosto de 2010

SOBRE A ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS: "Não foi para ganhar, foi para protestar" (Toinha Sergino)

Essa foi uma das declarações da vereadora Toinha Sergino, ao comentar sobre a sua decisão de ter disputado a eleição da presidência da Câmara no último dia 06 de Agosto.

Em sessão realizada na noite de sexta-feira 20/08, a vereadora Toinha Sergino declarou que sua decisão de formar e apresentar uma chapa foi motivada por não ter sido incluída na chapa de Antônio Marcos e assim não tendo ficado como estava, com ela na vice-presidência.

Segundo a vereadora, essa atitude que não foi para ganhar e sim para protestar, a sua posição naquele momento gerou fortes comentários contra ela, muitos vindos inclusive de radialistas de Sobral, e ainda hoje está sendo “masacrada.” Toinha Sergino, que está no seu terceiro mandato como vereadora, disse não está no quarto por que não deixaram quando lhe negaram a legenda em 2004. Esse foi citado por ela como um piores dos momentos que passou em sua história e que mesmo assim ela superou; e sobre os acontecimentos recentes , declarou que pretende superar da mesma maneira, e permanecer de cabeça erguida.

Segundo ela, sobre essa situação, ainda não sabe como vai ficar, e que: “É um dia atrás do outro, e o futuro só o tempo dirá !”

Dos vereadores do PRP que participaram da polêmica eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Alcântaras, apenas o vereador Zé do João Luís estava presente na sessão de sexta-feira. Airtom da Carmolândia e o verador José Maurício, futuro vice-presidente, não compareceram a sessão. Antônio Marcos, prefeito em exercício, está sendo substituído por Gileno Osterno.

Sobre e eleição entenda clicando nos seguintes link's ESTÁ EM ABERTO ou  AGORA É TUDO OU NADA

Escrito por Edilson Angelo

UECE DIVULGA O RESULTADO DO VESTIBULAR DE 2010.2

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) divulgou, nesta quinta-feira, 19, o resultado do vestibular de 2010.2 (clique aqui). O calendário de matrícula dos classificados também foi anunciado.
No dia 31 de agosto, no Auditório Central no Campus do Itaperi, ocorrerá a matrícula dos aprovados.

Às 8 horas será a vez dos cursos de Ciências da Computação, Geografia (Lic. e Bach), Matemática, Física (Lic.e Bach), Química, Letras, Filosofia, História, Ciências Sociais e Música (Lic. e Bach). Cursos pertencentes aos Centros de Ciências e Tecnologia (CCT) e Humanidades (CH).

Às 14 horas será a matrícula dos cursos de Administração, Serviço Social, Pedagogia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Veterinária, Ciências Biológicas, Nutrição e Educação Física. Cursos integrantes do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Faculdade de Veterinária (FAVET), e Centro de Educação (CED).

A matrícula das Faculdades da Uece no Interior do Estado será no mesmo dia da Capital e no horário de funcionamento de cada unidade.

Classificáveis
A chamada dos candidatos classificáveis para o preenchimento das vagas remanescentes do Vestibular de 2010.2, ocorrerá no dia 03 de setembro (sexta-feira), às 9h, e às 15h no Auditório Central da Uece no Campus do Itaperi, obedecendo à ordem dos cursos acima citados.

Documentação exigida: Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certificado de conclusão do ensino médio ou estudos equivalentes devidamente registrado pelo órgão competente, Histórico escolar do ensino ou estudos equivalentes autenticado pela Instituição de origem, Titulo de eleitor, Prova de quitação com o serviço militar, uma foto 3×4 recente e CPF.

Redação O POVO Online

CARAVANA DO "PSOL" ESTARÁ NA CIDADE DE ALCÂNTARAS NO SÁBADO 27/08

A caravana do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), estará na cidade de Alcântaras na próxima sexta-feira dia 27 de Agosto às 18:30 h. Será inaugurado um comitê, e as principais lideranças do partido conversarão com a população local.

Estão confirmados as presenças de Soraya Tupinambá, candidata a Governadora;  Renato Roseno, Candidato a Deputado Federal, Marilene Torres a Senadora e o vereador de Fortaleza João Alfredo candidato a Deputado Estadual.

Na oportunidade do ato político, será inaugurado o comitê de campanha de candidato a Deputado Estadual Charlys Menezes que é natural de Alcântaras. O evento acontecerá na rua Roberto Ximenes, no Centro próximo ao Mercado Público.

O convite oficial está na página do candidato. Clique AQUI

Escrito por Edilson Angelo

REALIZADA ÚLTIMA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS NO ANEXO DA PREFEITURA

Aconteceu as 19:00 horas de sexta-feira (20/08), Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Alcântaras. Essa foi a última sessão realizada no antigo local.

A mesa diretora teve em sua composição apenas Vereadores do PC do B, pois a Vereadora Toinha continua assumindo o cargo de Presidente da Câmara em Exercício e foi Secretariada pelo 2º Secretário da Casa, o vereador Tonys do Matias, já que o 1º Secretário, Vereador Zé Maurício, não compareceu a Sessão.

Além do Vereador Zé Maurício, o Vereador Airton da Carmolândia não compareceu e todos justificaram como sendo por motivos pessoais.

Dois Vereadores nesta Sessão fizeram uso da Tribuna, o Vereador Manoel Albuquerque e a Vereadora Cleuvilândia que em suas palavras muito parecidas falaram sobre o abandono da Praça Gregório Cunha, da merenda escolar que ainda deixa a desejar, entre outros assuntos.

Nas matérias deliberadas em pauta, foram apresentados 03 requerimentos, a saber:

- Requerimento Nº 19/2010, da Vereadora Antônia Maria de Jesus, que trata sobre o pagamento dos professores contratados, solicitando ao Executivo que seja efetuado o pagamento dos mesmos em conta bancária.

- Requerimento Nº 20/2010, do Vereador Antônio Gileno Osterno Moreira, que trata sobre a construção de uma Praça no Sítio Bom Fim.

- Requerimento Nº 21/2010, do Vereador Antônio Gileno Osterno Moreira, que trata da instalação de um orelhão no Sítio Bom Fim.

Esta Sessão pode ter sido histórica para o Município pois foi a última Sessão acontecida nas dependências da Prefeitura, pois a próxima Sessão ja ficou convocada para acontecer no novo prédio, próprio pra reuniões do Poder Legislativo de Alcântaras, que será inaugurado domingo próximo (22/08).

Do Blog Alcântaras

PESQUISA DATAFOLHA: Dilma alcança 47% das intenções de voto contra 30% de Serra

De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada na madrugada deste sábado (21), a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 47% das intenções de voto. Essa é a primeira pesquisa divulgada após o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

Ainda segundo o mesmo levantamento, Dilma Rousseff vem seguida do candidato do PSDB, José Serra, que possui 30% das intenções de voto; seguido da candidata do PV, Marina Silva, que aparece com 9% no levantamento.

Dos demais concorrentes, nenhum concorrente obteve 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos totalizam 4% e 8% não sabem. 

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Sendo assim, Dilma pode ter entre 49% e 45%; Serra entre 32% e 28%; e Maria entre 11% e 7%.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo. Ao todo, foram realizadas 2.727 entrevistas, nesta sexta-feira (20). O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 24460/2010.

Segundo turno

Numa eventual disputa no segundo turno, Dilma Rousseff venceria José Serra com 53% dos votos contra 39% do tucano. Em pesquisa anterior, Dilma venceria com 49% das intenções de voto contra 41% de Serra
 
Fonte: Portal Verdes Mares

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

COMO ESTÁ E COMO FICARÁ A IGREJA MATRIZ DE ALCÂNTARAS, E A PRAÇA JOÃO CAPISTRANO


A Igreja Matriz de Alcântaras, em fase de reconstrução, está a cada dia que passa ganhando suas formas e em breve começará a parte de detalhes e acabamentos. 

Na manhã de hoje, foi dado inicio ao telhado de uma das torres.

O Projeto continua com força total e o terreno onde será reconstruída a Praça João Capistrano já está devidamente aterrado.

A inauguração está prevista para o final de 2011

Do Blog Alcântaras
.

Nas imagens abaixo, veja como deverá ficar o Projeto de Reconstrução da Igreja.. .



DECISÃO DO TSE: Validade de Lei "Ficha Limpa" imediata

O Tribunal Superior Eleitoral manteve por 5x2 votos, na noite de terça-feira (17), o entendimento de que a Lei da Ficha Limpa deve ter aplicação imediata, já nas eleições deste ano.

A decisão deve ser seguida pelos tribunais regionais eleitorais. A Lei veta a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas. A decisão foi tomada no julgamento de recurso do candidato a deputado estadual cearense Francisco das Chagas Rodrigues Alves (PSB), que teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele tem condenação por compra de votos nas eleições de 2004.

O julgamento foi suspenso pelo pedido de vista da ministra Carmen Lúcia. O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, sustentou que só se justificaria o adiamento da validade da lei se representasse “rompimento da igualdade entre os partidos” na disputa.

Do Blog Sobral de Prima

HOSPITAL REGIONAL DO CARIRI ABRIRÁ 1.100 VAGAS DE EMPREGOS

Está prevista para a próxima semana a divulgação do edital da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) que deve abrir até 1.100 vagas.

"Quando o projeto do hospital foi elaborado, havia essa estimativa, só que não podemos repassar detalhes mais precisos porque o edital ainda está sendo elaborado. O que posso garantir é que a unidade pode ser inaugurada a qualquer momento e que o edital sairá em breve", disse a assessora da Sesa, Selma Oliveira.

Os futuros servidores aprovados devem atuar no Hospital Regional do Cariri, localizado em Juazeiro do Norte.
A assessoria de comunicação do órgão negou que o Instituto Cidades será o responsável pela organização do certame.

A expectativa é de que serão abertas oportunidades para todos os níveis de escolaridade, do fundamental ao superior. Demais detalhes, sobre período de inscrições, cargos e salários devem ser divulgados juntamente com o edital.

Vagas: 1.100
Cargo: vários
Nível: fundamental a superior
Remuneração: não informada
Edital: em breve

Fonte: Verdes Mares Concursos

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (UEVA) NÃO PODERÁ MAIS COBRAR TAXA DE MATRÍCULA

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), através da 2ª Câmara Cível, decidiu que a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), com sede em Sobral, não pode cobrar taxas referentes a matrículas de alunos que cursam ensino superior na instituição.

O CASO - De acordo com o Ministério Público, entre os dias 1º a 5 de março de 2004, a UVA abriu período para requerimento de matrícula dos alunos mediante o pagamento de R$ 50,00 e, posteriormente, R$ 40,00.
Como alguns alunos se negaram a pagar, a Universidade passou a notificá-los, sob ameça de desligamento do curso. Para o MP, a conduta da Universidade viola a Constituição Federal no que diz respeito ao princípio que estabelece a gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais.

Em abril de 2004, o Juízo de 1º Grau acatou a denúncia do MP e determinou a efetivação das matrículas de todos os alunos, independentemente do pagamento da taxa. Proibiu também a Universidade de efetuar desligamento de qualquer aluno ou manter restrições aos estudantes pelo não pagamento da taxa.

Ao contestar, a UVA alegou que, após a edição da Lei Estadual nº 12.077, foi transformada em fundação adquirindo a personalidade jurídica de direito privado. Disse também que o artigo 208 da Constituição Federal restringe a gratuidade somente ao ensino fundamental.

O JULGAMENTO - Ao julgar o recurso, o relator do processo, desembargador Ademar Mendes Bezerra, citou a súmula nº 12 do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a súmula, “a cobrança de taxa de matrícula em universidades públicas viola o disposto no artigo 206 da Constituição Federal.

Fonte: TJ-CE.  por Blog Bené Fernandes

MANIFESTAÇÃO POLÍTICA TERMINA EM TIROTEIO E MORTE EM SOBRAL

A principal cidade do Norte Cearense e uma das principais do Estado, viveu momentos de tensão ontem a noite com tiroteio em um ato político realizado próximo a um dos símbolos da cidade, o Arco do Triunfo. 

Leia mais do Portal Verdes Mares:

Uma passeata política em Sobral, na região norte do Estado, nesta quarta-feira (18) à noite, terminou em tiroteio.  Pelo menos 3 pessoas ficaram feridas, sendo que uma delas veio a óbito.

Movimento popular no Arco do Triunfo

A manifestação aconteceu na principal praça de Sobral e teve início por volta das 19h. Dezenas de militantes fecharam as vias de acesso ao Arco do Triunfo. Depois de quase 1 hora de manifestação, testemunhas relataram para a polícia que 2 homens numa moto de cor verde conseguiram chegar até o Arco e lá teriam apontado a arma para os militantes, efetuando vários  disparos.

3 pessoas foram lesionadas. A primeira foi identificada como Raimundo Marçal Neto, de 38 anos. Ele levou um tiro no braço. A segunda vítima foi Francisco Dênis Barbosa do Nascimento, de 25 anos, que levou um tiro no olho. No início da madrugada desta quinta-feira (19), Francisco Dênis não resistiu e veio a óbito.
Uma terceira pessoa, identificada como José Denilson Sousa Matos teria sido lesionado, mas à faca; no mesmo momento.

Corpo será enterrado esta tarde

Dificuldade no socorro

Como as vias de acesso ao Arco do Triunfo estavam fechadas, houve dificuldade no socorro às vítimas, que foram levadas por populares à Santa Casa de Sobral.

O comandante do 3º Batalhão de Polícia de Sobral, tenente-coronel Gilvandro Oliveira, informou que a polícia não havia sido avisada sobre a manifestação no Arco do Triunfo. Sobre os suspeitos do crime, a polícia já tem nomes e espera prendê-los em breve.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ANTÔNIO GILENO TOMA POSSE COMO VEREADOR DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALCÂNTARAS

Suplente de Vereador Antônio Gileno Osterno Moreira, toma posse como novo vereador da Câmara Municipal de Alcântaras. A sessão foi presidida pela presidenta interina Toinha Sergino

Em sessão extraordinária realizada na noite de terça-feira 18/08, Antônio Gileno assumiu a vaga de vereador deixada  pelo  vereador Antônio Marcos ao assumir a Prefeitura de Alcântaras após a cassação de Raimundo Gomes Sobrinho e seu vice prefeito Joaquim Benício.

A posse ocorreu em clima tranquilo e Gileno foi saudado por todos os vereadores presentes; Joaquim Filho - PMDB, Manoel Albuquerque - PSB,Toinha Sergino - PC do B, José Maurício - PRP, Zé do João Luiz - PRP,Toni Matias - PC do B, Airton da Carmolândia - PRP,  e Cleuvilandia Menezes - PT

Após jurar conforme o regimento da Lei Orgânica do Município, na frente de parentes e amigos da localidade de Bom Fim, populares e vereadores presentes, o Vereador Gileno se comprometeu, que enquanto estiver na Câmara vai honrar o seu mandato e trabalhar com todos os vereadores em prol do município de Alcântaras, nas palavras dele "do nosso município".

Gileno, que era pouco conhecido até as eleições municipais de 2008, tem em seu histórico o trabalho desenvolvido nas "antigas frentes de emergência durante o período das secas". É comerciante, casado, natural do município de Marco-CE, e reside no sítio Bom Fim, zona rural do município de Alcântaras. 

Com 217 votos, ou seja 03,53% dos votos válidos, ficou como primeiro suplente de vereador pela coligação "Alcântaras Cada Vez Melhor" PC do B / PP / PRP

"É bom saber, que nem todos que vem de fora, vem para atrapalhar. Muitos conseguem gostar de Alcântaras, muito mais de que inúmeros que nasceram e sempre viveram aqui. Sucesso ao Gileno"

Escrito por Edilson Angelo



SEGURO-SAFRA JÁ ESTÁ SENDO PAGO

Agricultores que tiveram perda na safra 2009-2010 e que aderiram ao programa, o Seguro-Safra começou a ser pago nesta terça-feira 18 de Agosto de 2010. Na zona Norte do Ceará, agricultores de 23 municípios receberão o benefício.

O calendário de pagamento segue as mesmas datas definidas pelo Governo Federal para o pagamento do Programa Bolsa Família.No Estado do Ceará os municípios que receberão o beneficio são os seguintes:   

Alcântaras 216, Bela Cruz 119, Coreaú 578, Cruz 94, Frecheirinha 683, Graça 528, Groaíras 766, Guaraciaba do Norte 1.968, Hidrolândia 2.580, Irauçuba 1.971, Itapajé 2.162, Marco 516, Massapê 895, Miraíma 1.456, Morrinhos 1.660, Mucambo 575, Santa Quitéria 4.628, Sanador Sá 629, Tauá 5.188, Tianguá 2.031, Ubajara 126, Uruburetama 54 e Viçosa do Ceará 3.387 agricultores.

Mais informações AQUI

Escrito por Edilson Angelo

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A IMAGEM: IGREJA MATRIZ DE ALCÂNTARAS-CE

A nova Igreja Matriz da cidade de Alcântaras está quase levantada, faltando somente as pontas das torres. Após a conclusão desta fase de construção, será a parte complicada de detalhes e acabamentos.

A imagem "quentinha, saindo do forno" é 17: 46, final da tarde desta terça-feira 17 de Agosto de 2010

Para ler mais sobre a Igreja Matriz de Alcântaras clique AQUI

COMUNIDADES RURAIS DE MERUOCA SOFREM COM A FALTA D'ÁGUA

Municípios serranos como Meruoca e Alcântaras, a falta de água também é um problema em determinadas épocas do ano. Em Meruoca, em pleno mês de Agosto e situação já preocupa e a situação já chegou a Câmara de Vereadores daquele município. Leia mais:

Os vereadores da Câmara Municipal de Meruoca, estão preocupados com a forte estiagem que vem se abatendo no município de Meruoca, deixando muitas comunidades sem o precioso líquido.

 No plenário Osvaldo Soares, os edis José Rodrigues-PT, Ademar Marques e José Ribamar, falaram de suas preocupações com algumas localidades que estão sem água. Os vereadores apelaram para o prefeito Fonteles, para que ele busque recursos para poços profundos, já que o inverno ainda está longe e até lá a população destas localidades estarão sem água.

Apesar da Barragem Meruoca está praticamente concluído e recebendo água, será preciso várias adutoras para levar água para Meruoca, distritos de Anil, Palestina do Norte, Camilos e São Francisco.

Os Projetos das adutoras existem, e o prefeito Fonteles já adiantou na Câmara Municipal, que logo que a Barragem Meruoca seja entregue a administração municipal, estes projetos serão levados ao Governo do estado, para que sejam garantidos os recursos necessários para que a população do município de Meruoca tenha água em suas portas.

Fonte: Site da Câmara de Meruoca

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

LÚCIO ALCÂNTARA PROMETE LEVAR O "RAIO" PARA O INTERIOR

Um dos maiores críticos do Programa Ronda no Quarteirão implantado por Cid Gomes, Lúcio promete levar o RAIO, criado por ele, para o Interior

O candidato a governador pelo PR/PPS, Lúcio Alcântara, em visita aos municípios de Nova Russas, Ipaporanga, Ararendá, Mombaça e Tabuleiro do Norte, anunciou que vai levar o Ronda de Ações Intensivas e Ostentivas, o conhecido RAIO, para o interior. 

Criado em sua gestão, ele disse que o RAIO é apontado pela população “como eficiente no atendimento às ocorrências pela agilidade e mobilidade, ao conseguir chegar a lugares de difícil acesso via moto”.

Lúcio prometeu ainda fechar consórcios com os municípios, realizar concurso público para contratação de profissionais no setor e integrar as polícias civil, militar e, em algumas situações, a Polícia Rodoviária Estadual.

Do Blog Eliomar de Lima (Foto – Nely Rosa)

SOBRE AS DIVULGAÇÕES DAS RECENTES PESQUISAS ELEITORAIS PARA A PRESIDÊNCIA DO BRASIL

Charge veiculada no Blog do Eliomar de Lima 16 de Agosto de 2010

IBGE CONFIRMA: Família brasileira está menor

Foram entrevistadas 9 milhões de domicílios, somando 17% do total

Depois de duas semanas de visitas aos domicílios brasileiros para aplicar os questionários do Censo 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou nesta segunda-feira, 16, que o ritmo de crescimento da família brasileira tem diminuído, assim como o número de moradores por residência.

Segundo o presidente do instituto, Eduardo Pereira Nunes, 9 milhões (17%) dos 59 milhões de domicílios do país foram entrevistados, no período. A meta era entrevistar, nesse intervalo, 9,1% das residências por unidade da federação e o índice só não foi alcançado no Rio Grande do Sul.

"O censo está mostrando que o número médio de moradores nos domicílios, hoje, é relativamente pequeno em relação aos censos anteriores, com famílias, com moradores que tendem a passar boa parte do dia fora de casa, trabalhando ou estudando", afirmou.

O presidente do IBGE explicou que a ausência de moradores tem atrapalhado os recenseadores, que tiveram dificuldade de encontrar alguém em casa no horário comercial. Por isso, Nunes lembrou que os profissionais retornarão aos domicílios à noite ou nos fins de semana.

O IBGE também divulgou que 1,8 mil pessoas optaram por responder as perguntas do questionário pela internet, nessas duas semanas, possibilidade acessível apenas depois da visita do recenseador. Esta é uma das facilidades do censo deste ano, que é o primeiro totalmente informatizado.

Cerca de 190 mil recenseadores estão nas ruas desde o dia 1º de agosto para fazer um levantamento das condições de vida dos brasileiros. As informações vão ajudar na elaboração de políticas públicas e no planejamento de investimentos para os próximos anos.


Fonte: Agência Brasil e Jornal o Povo

ALCÂNTARAS ENCERRA A SEMANA DA FAMÍLIA 2010

A celebração final que marcou o fim da Semana da Família 2010 em Alcântaras aconteceu no Ginásio Poliesportivo Dep. Rogério Aguiar no Bairro Bela Vista. Uma multidão compareceu ao local para assistir a missa celebrada pelo Padre Edmilson Eugênio

Após uma semana de muitos momentos celebrativos na sede da paróquia e nas capelas, voltados para a família, a Paróquia de Alcântaras encerrou nesse domingo, 15 de Agosto no Ginásio Poliesportivo, a Semana da Família 2010.

A missa de encerramento que contou com um bom número de fiéis da sede da paróquia, recebeu também representantes das capelas que louvaram a Deus pelo êxito obtido ao longo da semana, pois muitas atividades aconteceram, como: palestras, celebrações, terço em família dentre outras.

A Paróquia pretende dar continuidade aos encontros nos bairros e capelas e lançará em breve, "A SEXTA MISSIONÁRIA", além de intensificar as orientações para a leitura da Bíblia.
 
Informações do Blog Alcântaras

"Muito bonito o encerramento deste evento, estive lá, mas não foi possível registrar as imagens"

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores