sábado, 19 de junho de 2010

PERIGO NAS ESTRADAS DA ZONA NORTE DO CEARÁ

Bando armado ataca três ônibus na estrada. Os assaltos ocorreram na rodovia que liga os municípios de Sobral e Santa Quitéria, na Zona Norte do Estado

Os motoristas que trafegam pelas rodovias que cortam os municípios de Hidrolândia, Santa Quitéria, Varjota e Sobral, na Região Norte do Estado, estão assustados com a onda de assaltos praticados por uma quadrilha formada por, pelo menos, dez homens armados. Segundo testemunhas, os bandidos agem com violência, levando pânico para os motoristas.

De acordo com a Polícia, a última ação ousada da quadrilha ocorreu na madrugada de ontem. Três ônibus que voltavam da cidade de Sobral, conduzindo estudantes universitários para Santa Quitéria, foram atacados na estrada que liga os dois Municípios. "Um ônibus foi parado primeiro e os outros não puderam voltar e também foram alvo dos bandidos", revelou um policial.

Apressados

Conforme o relato de algumas vítimas à Polícia, a ação foi rápida e nem todos os pertences das pessoas foram roubados devido a pressa dos assaltantes. Os estudantes registraram Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia Regional de Santa Quitéria.

De acordo com outras pessoas que foram alvo dos assaltantes, e que preferem não se identificar, os bandidos colocam pedras na pista e obrigam os motoristas a parar. Quando isso acontece, eles atacam e fazem "arrastões".

Segundo uma passageira, em algumas ações, vários veículos são atacados ao mesmo momento. "Os carros param e, como ficam em fila na pista, eles (bandidos) saem assaltando um a um, levando tudo", contou.

Conforme ainda o relato dos passageiros, os bandidos usam camisas para cobrir o rosto e evitar serem identificados. Para surpreender as vítimas, a quadrilha muda constantemente os locais dos seus ataques.

Os principais pontos onde já ocorreram os crimes estão localizados na CE-257, que liga os município de Hidrolândia e Santa Quitéria; e na CE- 211, entre Varjota e Sobral.

"A cada semana, eles estão em locais diferentes", disse um motorista. No momento das abordagens, nenhum veículo escapa aos assaltantes, que interceptam motocicletas, automóveis, caminhões e ônibus.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste (foto: divulgação)

FESTIVAL DE QUADRILHAS: Cidade de Uruóca promoverá seu X Arraiá Junino


A Prefeitura do município de Uruoca acabou de divulgar as atrações do seu X Festival de Quadrilhas, que ocorrerá de 25 a 27 de Junho em uma praça da cidade.

A animação ficará por conta das banda:

Banda Chapéu de Couro; Forró Zabumbada; Banda Sacudido;Nildinha e Banda Amor Cearense; Forrozão Mazenir, Forró Sacode.

Saiba mais sobre o município de Uruóca-Ce

URUÓCA: Cidade da região Noroeste Cearense, microrregião de Coreaú. Em linguagem indígena, Uruoca significa "morada dos urus", uma espécie de pássaro. Tem autonomia política desde 1957, está a 81m de altitude e em 2007 o IBGE estima a sua população em 12.973 habitantes.

HISTÓRICO
Data da Criação: 26/03/1957.
Instalação: 23/03/1959.
Toponímia: Lugar das Galinhas.
Variação Toponímica: Riachão.
Desmembrado de Granja.
Padroeira: Nossa Senhora dos Navegantes.
Dia: 15.08.

História: Chamou-se inicialmente Riachão, com subordinação administrativa ao Município de Granja. Suas origens remontam ao início do Século XIX, quando aí se estabeleceram os primeiros moradores ou antecedentes familiares dos Rochas, tronco de importante feudo regional. Os primeiros indícios de evolução populacional ocorreram com o advento da Ferrovia Camocim-Sobral e instalação de sua estação de passageiros, o que terá ocorrido por volta de 1880.

Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila provêm do Dec-Lei nº 1.114, de 30 de dezembro de 1943, com a denominação atual. A elevação da Vila à categoria de Município, ocorreu segundo Lei nº 3.560, de 26 de março de 1957, tendo sido instalado a 14 de abril seguinte.

Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial provêm de doações e aquisição de terras por efeito de compra e venda, divididas em lotes individuais de cinquentas braças para cada área. Consta como doador e vendedor, simultaneamente, João Leandro de Medeiros, cujo registro de transferência e posse data do ano de 1881. Em segunda operação, consta como doador Cândido José de Almeida Bravo, cessionário de uma posse na fazenda Cajueiro, situada no lugar Riachão.
A primitiva capela, tem referência inaugural o ano de 1882. Restaurada e ampliada essa capela, no ano de 1912, teria como expectativa de evolução sua transformação em Igreja Matriz. Os atos inaugurais dessa reformada capela datam de 16 de agosto de 1907.

GEOGRAFIA
Área: 482km².
Área(% em relação ao Estado): 0,33.
Altitude: 81m.
Latitude: 3°19’.
Longitude: 40°33.
Mesorregião: Noroeste Cearense.
Microrregião: Coreaú.
Limites: Norte: Martinópoles e Granja; Sul: Senador Sá e Moraújo; Leste: Senador Sá; Oeste: Granja.
Distritos: Paracuá e Campanário.
Acidentes Geográficos: Rio Coreaú, Riacho Jurema, Açude Jureminha e Premiada. Serra Dom Simão.
Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 926mm).

Fonte/foto; Wikimapia

"Uruóca; terra adotada pelo amigo Moésio Mota militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) ex-vereador eleito pelo PT , atualmente chefe de gabinete do vereador por Fortaleza João Alfredo também pelo Psol.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

CONCURSO DA SEDUC: CONFIRA OS NOMES DOS CONVOCADOS PARA PROFESSOR DO ESTADO DO CEARÁ


O Governo do Estado do Ceará convocou os professores aprovados no último concurso público promovido pela Secretaria de Educação (SEDUC-CE). Ao todo 3.383 professores deverão assumir um cargo de professor de Ensino Médio nas escolas públicas estaduais.

O Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Educação (SEDUC) divulgou hoje o edital de convocação dos candidatos aprovados e classificados no Concurso Público para Professor. O concurso que iniciou em novembro de 2009 com quatro fases. Foram convocados 3.383 que foram classificados.

As pessoas que foram convocados pelo edital devem comparecer, nas datas e horários previstos no edital, à sede da Seduc - Centro Administrativo Governador Virgílio Távora(av. Gal. Afonso Albuquerque, s/n – Cambeba). Na ocasião, serão tratados assuntos relacionados à nomeação, opção inicial de carga horária e local de trabalho. As informações estão disponíveis nos sites da Seduc (www.seduc.ce.gov.br) e do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB) (www.cespe.unb.br/concursos/seducce2009), responsável pela organização do processo.

Confira a lista dos convocados aqui



quinta-feira, 17 de junho de 2010

PROCESSO DE DESERTIFICAÇÃO AVANÇA NO CEARÁ


Na data que marca o Dia Mundial de Combate à Desertificação, pouco há o que se comemorar diante da ação humana

Desde tempos imemoriais criou-se a ideia de que o sertão nordestino é um ambiente inóspito e infértil. Da noção de combate às secas até a atual busca de convivência com o semiárido, uma outra percepção da caatinga aparece. Não como um deserto estéril, mas como um bioma de características únicas, com plantas não apenas adaptadas aos períodos de estiagem, como também elementos essenciais para a regulação do clima e a manutenção da umidade do solo e dos mananciais.

Mas será que haverá tempo para aproveitar adequadamente o potencial que este bioma tem a oferecer? As ações de degradação praticadas pelo homem ao longo de décadas, que vão desde a insistência na velha prática das queimadas até a mais recente utilização de agrotóxicos e herbicidas, podem fazem com que o mito do deserto nordestino se torne uma realidade. Hoje, quando se comemora o Dia Mundial de Combate à Desertificação, o alerta para o risco da degradação do solo se tornar um processo irreversível merece o máximo de atenção.

Descompasso

Para Elzira Saraiva, atual coordenadora do Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) na microrregião de Fortaleza e representante do Centro de Pesquisa e Assessoria Esplar, a data não é para comemoração, e sim para preocupação. Segundo ela, o ritmo das ações governamentais está muito aquém em relação ao ritmo do avanço do processo de desertificação no Ceará. "O Plano Estadual de Combate à Desertificação, que deveria trabalhar políticas mais amplas e efetivas para o problema, ainda está em fase de elaboração de propostas. As iniciativas em ação no Ceará ainda são tímidas e pontuais, enquanto o processo de desertificação avança cada vez mais. Mesmo o trabalho da sociedade civil não é suficiente, até porque ela não tem como fazer grandes investimentos, como o Governo".

Elzira Saraiva alerta que o manejo inadequado de áreas agrícolas, o desmatamento e a ocupação irregular tende a agravar o quadro com as mudanças climáticas que acontecem no mundo inteiro. "O fato é que, depois que uma área entra em processo de desertificação é muito difícil e muito caro reverter. Seriam necessárias ações para prevenir ou combater a degradação ainda de início. Quando é muito avançado, muitas vezes recuperar é inviável", opina. No Ceará, de acordo com o mapa ao lado, três áreas são consideradas em situação grave.

Na parte norte do Estado, engloba os municípios de Canindé, Irauçuba (foto), Itapajé, Miraíma e Santa Quitéria. Nos Inhamuns, a segunda mancha inclui Arneiroz, Independência e Tauá. Já no Jaguaribe, os municípios de Alto Santo, Jaguaretama, Jaguaribana, Jaguaribe e Morada Nova estão na zona de risco. "São poucas as áreas do Ceará hoje que possuem a vegetação original. A maioria é de áreas em processo de sucessão, em que, o local, depois de degradado e abandonado, recupera-se naturalmente", diz.

Leia a repotagem completa clique aqui: Jornal Diário do Nordeste

COMDEMA DE ALCÂNTARAS PROMOVE FÓRUM AMBIENTAL PARA RENOVAÇÃO DO CONSELHO

Pronunciamento de Francisco Eneudo ex-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Alcântaras (COMDEMA)

Aconteceu na manhã de hoje (17/06), na Câmara Municipal de Alcântaras o Fórum de Reestruturação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA.

O Fórum aconteceu por convocação do COMDEMA, com o principal objetivo de reestrutar o Conselho já que o mesmo encontra-se com mandato de Diretoria vencida.

Diversos seguimentos governamentais e não-governametais, se fazem presente, mesmo tendo um certo receio por parte da população em formar o Conselho, pois trabalhar Meio Ambiente, ainda é uma questão complexa em Alcântaras.

O eventou contou com a presença do Sarg. J. Alberto, da Companhia de Policia Militar Ambiental - CPMA, que colocou-se a disposição dos presentes para esclarecimentos de dúvidas quanto a questões ambientais. Foram abordados casos como: a criação de pássaros e manutenção de animais silvestres em cativeiro, caça predatória, poluição sonora, queimadas, aterro sanitário (lixão), entre outros.

Em seguida foi partido ao ponto principal do Forum que era a reestruturação do Conselho, que entrou em vigor, através da Portaria N° 65 de 12 de julho de 2007. Após a escolha e votação dos membros o Conselho ficou assim formado temporariamente pelos seguintes representações:

Federal: José Alcantara e Francisco Douglas Alcantara Aguiar

Estadual: Joaquim Benicio Filho e José Wagner de Sousa

Poder Legislativo: Antonio Wagner de Sousa e Antonia Maria de Jesus

Municipal: Maitê Carvalho e Edilene Angelo Alcântara Sales

Execultivo: Francisco Eneudo Angelo Alcântara e Vanessa Maria Rodrigues

Municipal (Secretários): José Ramos Freire e João Lauriano Lúcio

Sindicato dos Trabalhadores Rurais: Maurício Lucio do Carmo e Fernando Silva Lima

ECOS Alcântaras: Antonio Alexandro Albuquerqe Alcantara e Francisco Jamilson Magalhães

Grupos de Jovens: Rita de Cássia Lima Sombra e José Alberto Lourenço Costa

Reciclagem: José Roberto Ferreira Carvalho e José Moreira Rocha

Igreja Católica: Zoraide Alcantara Rocha e Raimundo Nontao Silva

Associação Comunitária: Luis Francisco da Silva e Euclides Jorge de Oliveira

Nos próximos dias será baixada uma nova portaria para que o Conselho vigore oficialmente.


Equipe da ECOS com a CPMA

Para denúncias e informações referentes ao Meio Ambiente ligue: (85)9674.3450 - Sarg. J. Alberto ou (88)9624.9988 - R. Cruz

Fonte: Blog Alcântaras
Fotos: Edilson Angelo

EDUCAÇÃO: MEC divulga primeira chamada dos aprovados pelo Sisu


O Ministério da Educação (MEC) divulga esta quinta-feira (17), pelo seu site, a lista dos selecionados em primeira chamada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição foram oferecidas 16,5 mil vagas em 35 instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, o candidato precisava ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Pelas novas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos, selecionando um deles como primeira opção. Quem for aprovado para a primeira opção é automaticamente retirado do sistema e se não fizer a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. Já o estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos poderá permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

Os estudantes selecionados em primeira chamada deverão matricular-se nas instituições de ensino entre os dias 23 e 24 de junho. Segundo o cronograma, estão previstas mais duas chamadas nos dias 28 de junho e 8 de julho. Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas disponíveis, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

Por Agência Brasil

Foto: Agência Estado:

EMANCIPAÇÃO: Em Sobral, Taperuaba e Aracatiaçu ficaram de fora


Do Blog Bené Fernandes. E cada vez fica mais distante o sonho dos amigos dos distritos de Aracatiaçú e Taperuaba em sairem da condição de dependentes da cidade de Sobral.

Os dois distritos são os que ficam mais distantes da sede do nosso município. Nenhum distrito de Sobral foi sequer listado pela Assembléia do Estado do Ceará como candidato á uma vaga. A questão aqui é política. Taperuba e Aracatiaçú viraram as galinhas dos ovos de ouro para alguns políticos de Sobral. Os dois distritos reunem todas as condições necessárias. E pelo desejo do povo esse sonho já teria sido realizado á muito tempo.

DETALHES - 1965 - Pela lei estadual nº 8339, de 14-12-1965, o município de Sobral adquiriu como distritos os extintos municípios de Aracatiaçu, Taperuaba e Forquilha ex-São Francisco do Monte, pois foram criados e não instalados.
1985 - Pela lei estadual nº 11012, de 05-02-1985
, desmembrada do município de Sobral os distritos de Forquilha e Trapiá, para formar o novo município Forquilha. (fonte IBGE)

SOBRAL HOJE -
Em divisão territorial datada de 2005, município é constituído de 13 distritos: Sobral, Aprazível, Aracatiaçu, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Patos, Rafael Arruda, Patriarca, São José do Torto e Taperuaba.

(foto da Igreja Matriz de Taperuaba)

ECONÔMIA: Reajuste dos aposentados será de 7,72% com retroatividade



Presidente Lula sanciona o aumento de 7,72% para os aposentados que ganham acima de um salário mínimo e veta o fator previdenciário. O ganho real de 4,2% acima da inflação é inédito


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, contrariando recomendação da equipe econômica, sancionou ontem o reajuste de 7,72% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo (R$ 510). O pagamento deve ser retroativo a janeiro, mas ainda não há definição de como se dará o procedimento de concessão do novo benefício.

Para conceder o aumento que beneficia mais de 8,1 milhões de idosos no Brasil vão ser cortados mais R$ 1,6 bilhões do Orçamento. A decisão ocorreu após horas de reunião com ministros, assessores e o líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza. O fim do fator previdenciário (que inibe aposentarias precoces) foi vetado.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega (Foto), disse, ao deixar a reunião, que Lula orientou a equipe econômica a fazer os cortes necessários em outras despesas para compensar o reajuste. Garantiu que não haverá redução em investimentos, mas em custeio e em emendas parlamentares. “Além dos cortes que já fizemos, de R$ 10 bilhões, cortaremos R$ 1,6 bilhão para não alterar o Orçamento”, afirmou. De acordo com cálculos do Governo, o reajuste de 6,14% custaria R$ 6,7 bilhões aos cofres públicos por ano. Com os 7,72%, cerca de R$ 8,3 bilhões.

Na verdade, os aposentados vão receber a diferença entre os dois percentuais (1,58%). O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que o pagamento do novo benefício aos aposentados será retroativo a janeiro e ocorrerá neste mês ou em julho. Mas Mantega ressaltou que a forma de pagamento ainda não foi definida.

Redação O POVO Online 16/06/2010 02:00

quarta-feira, 16 de junho de 2010

TRANSPORTE ESCOLAR CAI EM BARRANCO E DEIXA ESTUDANTES FERIDOS EM ARARENDÁ


Uma caminhoneta modelo D-20, que fazia o transporte escolar de crianças da rede pública de ensino do município de Ararendá, nos Sertões Cearenses, caiu em um barranco na manhã desta quarta-feira (16). O acidente aconteceu às 11h, quando o motorista perdeu o controle do veículo. Segundo testemunhas, por pouco o carro não capotou, mesmo assim, dez alunos foram jogados pra fora.

Em meio a lesões leves e graves, os estudantes foram levados ao Hospital Municipal de Ararendá. Duas crianças, em estado mais delicado, foram encaminhadas à Santa Casa de Misericórdia, de Sobral. Há informações de que o condutor, identificado apenas como Gilson, não tem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, assim, não poderia dirigir.

A prefeitura municipal não se pronunciou sobre o ocorrido, mas prestou socorro às vítimas. Revoltados, os familiares disseram que “ajudar é pouco” e pediram investimentos para a compra de veículos novos e contratação de profissionais qualificados para a função.

Márcio Dornelles (Portal Ceará Agora)
Foto: Web,apenas ilustração

"Infelismente, esse tipo de transporte escloar ainda faz parte de muitos dos municípios do Ceará, do Nordeste e do Brasil, os governos sabem disso."

ESTADO DO CEARÁ PODERÁ TER MAIS 17 MUNICÍPIOS


Atualmente no Estado são 184 sedes municipais, como a Assembéia Legislativa do Ceará aprovou a realização de plebiscitos sobre a consulta popular de emencipação de 17 distritos , o número poderá passar para 201 cidades. Leia mais do Portal Ceará Agora


A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (16), 17 projetos de decreto legislativo sobre a realização de consulta plebiscitária em distritos que pleiteiam a emancipação pólítica das cidades de Acaraú, Acopiara, Beberibe, Caucaia, Crato, Crateús, Iguatu, Jucás, Nova Russas, Mauriti, Maranguape, Maracanaú, Pedra Branca, Redenção, Tauá e Tamboril,


O deputado Heitor Férrer (PDT) explicou que deu voto contrário à Lei de Emancipações “porque atropela a Constituição Federal”, mas que é a favor dos decretos legislativos, porque dão o direito à sociedade de se manifestar, através de plebiscitos sobre suas emancipações. “Seria um absurdo eu votar contra. Voto a favor de todas essas resoluções que autorizam os cidadãos a se manifestarem sobre o assunto”, acrescentou.


Osmar Baquit (PSDB) parabenizou o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), por sua luta “em defesa do direito à constitucionalidade e à legitimidade que se efetivarão com a aprovação desses decretos legislativos e com a realização dos plebiscitos”.


Marcos Cals (PSDB) registrou que também vem trabalhando por esta causa, porque reconhece o trabalho de Domingos Filho, “que vem buscando sempre uma solução para equacionar as falhas existentes na legislação. (Com informações da assessoria de imprensa da AL)

EDUCAÇÃO: Município de Alcântaras atinge a meta de alfabeização em 2009


O município de Alcântaras participou nessa segunda-feira (14/06) da solenidade de Premiação dos municípios cearenses que atingiram a meta de alfabetização em 2009 e das escolas nota 10.

Graças ao PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC e dos esforços dos Gestores Municipais, equipe do PAIC, escolas e principalmente o trabalho dos professores, Alcântaras está entre os 83 municípios que ultrapassaram a proficiência, ficando verde-escuro.

O município ocupa a 10ª posição na 6ª Crede, de um total de 20 municípios e a 70ª posição no Estado, de um total de 184 municípios.

Nas fotos, o prefeito de Alcântaras com os coordenadores pedagógicos do PAIC
Fonte: Secretaria de Educação/blog Alcântaras

Governador Cid Gomes na solenidade de certificação dos municípios



A COPA DO MUNDO NAS RUAS

Equipe "Unidos Pela Copa" ganhou de goleada a primeira etapa da promoção Alcântaras Verde-Amarela. As outras ruas prometem revanche
Seleção do futuro da Rua Antônio Xavier bairro Junco (vencedora)

Olha a turma da Rocicléia na Rua Francisco Guilherme, também no Junco




terça-feira, 15 de junho de 2010

LÚCIO ALCÂNTARA COMEMORA O NOVO CENÁRIO POLÍTICO NO CEARÁ

Após o anúncio do PSDB entrar na disputa pelo o governo do Estado do Ceará, alguns políticos cearenses reagiram aos novos fatos. Um deles foi o ex-governador Lúcio Alcântara. Leia o comentário pessoal divulgado em seu blog

Vitória: A campanha eleitoral ainda não começou e já me considero um vitorioso. Calma, não falo, ainda, de candidatura.

Há muito tempo venho repetindo, quando tive espaço para falar, que era um absurdo inaceitável a situação em que se encontrava a política do Ceará. Uma família, fascinada pelo poder, com uma visão oligárquica do governo, dominava as instituições e tentava submeter a própria sociedade aos seus caprichos autoritários.

A expressão mais visível desse estado de coisas era a ausência de oposição e a escassez crítica da mídia. Tudo dominado, o próximo passo seria a candidatura única do governador à reeleição. Colunistas amestrados (crédito para Hélio Fernandes) já davam o fato como consumado.

Reagi como pude à essa tentativa de humilhar o Ceará e os cearenses. Introduzi no dicionário político local a expressão W.O., própria do futebol, para dizer que os eleitores não ficariam sem opção quando chamados a escolherem seu governador.

Empenhei-me, solitário, no início, na formação de uma força política que pudesse se contrapor à hegemonia instalada no poder que consistia grave ameaça à liberdade e à democracia.

O preço que tenho pago pela posição que assumi, sendo alto, ainda é pequeno, diante da relevância da missão que me impus, com a responsabilidade de uma longa vida pública premiada pelo carinho e o respeito do meu povo.

Os acontecimentos recentes, quando o PSDB despertou da letargia e deixou de aspirar os vapores inebriantes do poder, animam-me a pensar que está encerrado o tempo do silêncio político imposto pelo medo e a distribuição de favores, costume que retorna com a restauração de nefastas práticas políticas.

Espero que se inaugure nova fase na política local onde haja espaço para a crítica e o contraditório que são a essência da democracia indispensáveis ao respeito e legitimação dos governos.

A foto: blog do Crato

MERUOCA: Vereadora solicita a construção de um matadouro público


A cidade não tem um local apropriado para sacrificar animais para o abastecimento local de carnes. A matança pode está ocorrendo de maneira clandestina. Por isso a vereadora solicitou ao prefeito a construção de um novo local.

A vereadora Maria da Conceição (Dona Neném)-PT, esteve apresentando aos vereadores no Plenário Osvaldo Soares, Indicação ao prefeito Fonteles, para que este possa elaborar projeto para a construção de um novo Matadouro Público para a cidade de Meruoca. De acordo com a vereadora, o matadouro existente não vem sendo usado e para complicar está encravado em um local próximo as residências.

Finalizou a vereadora Maria da Conceição, afirmando: " esperamos que o prefeito possa atender essa nossa reivindicação e construir um matadouro moderno, para que as pessoas possam comer carne de qualidade e com higiene, e não de procedência duvidosa".

Fonte: com informações do site da Câmara de Meruoca

"Como a própria vereadora declarou, o matadouro público da cidade não está sendo usado. Conversando com moradores de Meruoca, tive a seguinte informação: na verdade o local está interditado, mesmo assim, os animais continuam sendo sacrificados, mas em outros... locais..."

segunda-feira, 14 de junho de 2010

COPA 2010: Promoção Alcântaras Verde-Amarela mobiliza moradores da cidade de Alcântaras


Alcântaras Verde-Amarela está mobilizando grupos de amigos, moradores de diversas ruas e bairros da cidade.

A Promoção Alcântaras Verde-Amarela é organizada pela Prefeitura Municipal de Alcântaras por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Desporto - SECULTUR, situada à Rua Pedro Carmo, S/N, Bairro Centro, e visa incentivar a população alcantarense a ornamentar suas ruas no período da participação da Seleção Brasileira de Futebol, nos jogos da Copa do Mundo 2010.

A movimentação é intensa e promete estender-se pela madrugada; várias ruas da cidade de Alcântaras se preparam para assistirem os jogos da Seleção Brasileira de Futebol. A rua melhor ornamentada receberá kits torcedor, a Promoção Alcântaras Verde-Amarela foi criada pela Secretaria do Desenvolvimento da Cultura, Turismo e Desporto e aprovada pela Prefeitura Municipal de Alcântaras. Leia mais aqui

A cada jogo da seleção, uma rua diferente poderá ser contemplada. A promoção prevalecerá enquanto a nossa seleção estiver na Copa do Mundo 2010 que neste ano está sendo disputada na África do Sul. Na foto acima, a Rua Antônio Caetano na noite que antecede a estréia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Rua João Caetano na tarde do úlitmo domingo 13/06

Escrito por Edilson Angelo

ALFABETIZAÇÃO: 88% dos municípios cearenses apresentam média satisfatória


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o modelo do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) servirá de modelo para virar um programa nacional

No Ceará, 162 municípios (88%) estão com médias satisfatórias de alfabetização de crianças, três anos após a implantação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic). Os números foram apresentados na manhã desta segunda-feira, pelo governador Cid Gomes e pela secretária da educação, Izolda Cela. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também estava no evento. Na ocasião, o ministro anunciou que o modelo do Paic servirá de modelo para virar um programa nacional.

Pesquisa

No fim de cada ano letivo, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), avaliação da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) que analisa o desempenho dos alunos do Estado. Os resultados são obtidos por meio de escalas constituída de cinco níveis: abaixo de 75 pontos (alunos não alfabetizados), de 75 a 100 (alfabetização incompleta), de 100 a 125 (intermediário), de 125 a 150 (suficiente) e 150 a mais (nível desejável). Em 2009, a média obtida foi de 142,5 pontos, considerada suficiente. Já em 2008, a média foi de 127,7 pontos e em 2007 de 118,9.

Ainda segundo a pesquisa, 56% dos estudantes estão alfabetizados no término do segundo ano do ensino fundamental. Em 2007, esse percentual era de 39,9%. O mesmo estudo aponta redução do número de alunos no nível “não alfabetizado”, de 32,8% em 2007, para 14,4% em 2009.

Com relação aos municípios, 45,1% atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de 42,9% que estão no nível suficiente, totalizando 88%.

Dos 184 municípios cearenses, 83 destacam-se por já apresentarem média de proficiência no nível desejável. Destes, 11 já possuem medias superiores a 200 pontos. São eles: Deputado Irapuan Pinheiro, Mauriti, Jijoca de Jericoacoara, Milhã, Penaforte, Abaiara, Pedra Branca, Altaneira, Sobral, Itarema e Novo Oriente.

Redação O POVO Online

Imagem: Web, divulgação

DILMA ROUSSEFF: "chegou a hora de uma mulher comandar o País"


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou neste domigo (13), que “chegou a hora de uma mulher comandar o País”.

Durante evento que oficializou a ex-ministra-chefe da Casa Civil como candidata do partido para a sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva, ela afirmou que, “para ampliar e aprofundar o olhar de Lula, ninguém melhor que uma mulher na Presidência da República”.

Lula faz críticas à oposição

Pouco antes, Lula fez duras críticas à oposição. O presidente disse que “o bicho vai pegar” e que “as possibilidades de ganhar as eleições são totais, quase absolutas”. O palco da Convenção Nacional do PT neste domingo, em Brasília, foi estrategicamente ocupado por mulheres. Cerca de 1,5 mil militantes compareceram ao encontro.

Encontros partidários marcam este final de semana

A Convenção Nacional do PT completa a agenda de encontros partidários neste fim de semana, que começou com a festa de lançamento, em Salvador, da candidatura de José Serra à Presidência pelo PSDB, passou pela formalização do apoio do PDT à campanha petista, em São Paulo, e pela confirmação de Michel Temer como candidato à vice na chapa de Dilma.

Também hoje, em São Paulo, o PSDB formaliza a candidatura de Geraldo Alckmin ao governo paulista.

Fonte: Jornal Diário doNordeste

domingo, 13 de junho de 2010

BELA CRUZ: Novo prefeito toma posse no auditório da Câmara Municipal

Prefeito e vice do município de Bela Cruz foram afastados dos cargos no último dia 31 de Junho. O 2° colocado nas eleições municipais de 2008 assumiu a prefeitura

TRE mantém afastamento de Pedro Rogério Morais (Pedro Dutra) e do Vice José Jacaúna Souza, e determina a diplomação e posse do segundo mais votado nas eleições de 2008, Daniel Adriano Pinto e do Vice Carlos Alexandre de Paulo.

No uso da palavra, o Prefeito, empossado, agradeceu a Deus por esta nova missão e que iria fazer tudo para ajudar o povo belacruzense naquilo que lhe concerne a responsabilidade na frente do poder executivo do Município. Disse, ainda, que assumia a Prefeitura, consciente de que é Prefeito de todos os belacruzenses e não de uma minoria.

Fonte: JAcomunicação & Divulgação

POLÍTICA: Tudo pronto para homologação de Dilma


O PT faz convenção neste domingo (13), em Brasília, para oficializar a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência da República. A legislação autoriza que os partidos se reúnam para confirmar seus candidatos ou oficializar apoio a outras legendas entre 10 e 30 de junho.


A partir da convenção partidária, o pleiteante passa do status de pré-candidato para candidato da legenda. A candidatura se confirma somente após o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE); o prazo para todas as legendas enviarem o pedido de registro é 5 de julho.


Na convenção petista, somente votam os 21 integrantes da executiva nacional, segundo o secretário de organização da legenda, Paulo Frateschi. Participam do evento, segundo o PT, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dirigentes de partidos aliados, como o PMDB, de Michel Temer, que será vice de Dilma, PR e PDT.


Após a convenção, PT deve concentrar suas forças para obter o apoio de PP e PSC, que estão quase fechados com o PSDB, mas ainda não se decidiram. Quanto maior o número de aliados, maior o tempo de televisão das chapas no horário eleitoral gratuito.”


(Portal G1) e Blog do Eliomar

REVISTA VEJA ACUSA PREFEITO SANTANA DE SER MANDANTE DO CRIME DE TORTURA EM JUAZEIRO

Por: Donizete Arruda do Portal Ceará Agora

O prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, tem um grave problema a solucionar nos próximos dias. A revista Veja que chega neste final de semana as bancas do Brasil traz reportagem no seu índice com o título : Crime - Prefeito petista é suspeito de sequestro. Na matéria publicada é dado destaque ao sequestro seguido de tortura do jornalista Gilvan Luiz, do Jornal Sem Nome.

A revista Veja relata que a Polícia Civil do Ceará já identificou os dois seguranças do prefeito Santana que sequestraram e torturaram o jornalista Gilvan Luiz, mas não apontou o nome do mandante desse crime. Gilvan Luiz é ouvido pela Veja e faz uma grave acusação. Afirma não ter dúvidas de que o mandante é o prefeito Santana. Procurado pela Veja, Santana não quis se pronunciar. Leia a íntegra da reportagem da revista Veja:

Brasil

À procura do mandante

Polícia identifica seguranças que sequestraram e espancaram jornalista no Ceará

Normando Soracles/Site Miseria
VINGANÇA
Gilvan Luiz suspeita que a ordem partiu do prefeito

O jornalista Gilvan Luiz Ferreira sentiu na pele, ou melhor, no corpo inteiro, o que se costuma chamar de tentativa de intimidação da imprensa. No dia 20 de maio, em Juazeiro do Norte (CE), ele foi sequestrado, amarrado e levado a um local deserto, onde passou por sessão de chutes, socos e coronhadas de revólver. Na semana passada, a polícia identificou dois agressores. Para espanto geral, são guardas municipais. E, mais espantoso ainda, são também seguranças do petista Manoel Santana, prefeito da cidade. Gilvan Luiz é o idealizador do jornal Sem Nome, que tem se dedicado a denunciar as falcatruas do prefeito. "Ouvia que, se não tomasse cuidado, algo iria me acontecer", diz. E aconteceu, segundo ele, de onde mais se esperava: "Não tenho dúvida de que o prefeito é o mandante de tudo". Apesar de já ter identificado os agressores, a polícia afirma que ainda é cedo para apontar a mando de quem os guardas municipais agiram. Procurado, Manoel Santana não quis se pronunciar.

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores