quinta-feira, 6 de maio de 2010

DEFESA CIVIL: Fórum itinerante passa pelo o Povoado de Rosápoles-Alcântaras



Aconteceu na manhã desta quinta-feira 06/05 no povoado de Rosápoles, mais uma etapa do fórum itinerante de defesa civil. Os encontros visam fortalecer a defesa civil na região

O fórum é uma série de eventos que vem acontecendo na região de Sobral, e tem como objetivo, através de palestras orientarem a população a cerca de prováveis eventos naturais a que está sujeito a região, como secas, as enchentes e principalmente os tremores de terra que vem ocorrendo nos últimos anos.

O encontro visa também formar futuros núcleos de defesa civil (NUDEC´s), por isso teve a participação da comunidade local, lideranças comunitárias, e representantes dos governos Estadual e Municipal, entre eles, Francisco Brandão e Tenente Priscila entre outros representando o Estado, Eneudo Alcântara e Vanessa Rodrigues representando a Condec e prefeitura de Alcântaras.

Esse foi o quarto encontro na região, o primeiro aconteceu na cidade de Sobral 04/05, no distrito de Camilos-Meruoca 05/05, na sede de Meruoca 06/05, e no povoado de Rosápoles-Alcântaras. A série de eventos será fechada na localidade de Baracho-Sobral na próxima sexta-feira 07/05.

Durante o primeiro encontro realizado em Sobral, a defesa civil do Estado homenageou o prefeito de Alcântaras Raimundo Gomes Sobrinho com uma medalha e o certificado em reconhecimento ao trabalho realizado pela de Defesa Civil (COMDEC) em Alcântaras

Escrito por Edilson Angelo

CAGECE REESTABELECE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM ALCÂNTARAS, EM TAUÁ, O PROBLEMA JÁ FAZ 29 DIAS


Reestalecido no final da tarde de quarta-feira 05/05 o abastecimento de água na cidade de Alcântaras

A cidade deste o último domingo estava sem água, a Compahia de Água e Esgoto do Ceará, alegava um problema no motor que faz o bombeamento da água. Com problema semelhante, a cidade de Tauá já enfrenta a situação a 29 dias; a Câmara Municipal de Tauá já pensa em tirar a concessão da CAGECE

Leia mais do Portal Ceará Agora : O presidente da Câmara Municipal de Tauá, vereador Agenor Cavalcante Mota, sugeriu nesta quarta-feira (5) o fim da concessão da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), autorizada pelo Poder Legislativo Municipal. Segundo o vereador, a companhia não está cumprindo com suas funções.

Segundo relatos de moradores, o problema da falta d´água no município já chega a 29 dias. Além disso, o vereador afirmou que a Cagece realiza a cobrança pelo tamanho do imóvel, e não pelo consumo.

CENSO 2010 VISITARÁ 58 MILHÕES DE DOMICÍLIOS


As pessoas podem optar em informar os dados pela internet, e para isso receberão uma senha do recenseador

Brasília O Censo 2100 começará no dia 1º de agosto e vai mobilizar 191,9 mil pesquisadores. Durante três meses, serão visitados 58 milhões de domicílios nos 5.565 municípios brasileiros. As pessoas poderão optar por informar os dados pela internet, e, para isso, receberão uma senha do recenseador, que dará acesso ao sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os primeiros dados do Censo 2010 serão divulgados em dezembro e a partir de 2011 serão apresentados os resultados definitivos e temáticos.

O IBGE lançou o Censo 2010 na manhã de ontem em cerimônia realizada no Ministério do Planejamento. Os pesquisadores vão usar crachá do instituto, além de boné e colete, e trabalharão com um aparelho equipado com GPS (para localização geográfica) que vai criptografar as informações digitadas, para garantir a inviolabilidade.

Foram adquiridos 230 mil aparelhos, que, segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes, só serão usados neste trabalho. De acordo com ele, no censo passado, um equipamento foi furtado, mas acabou sendo devolvido, porque a pessoa que o pegou percebeu ele que não servia para outra finalidade.

O governo vai fazer uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de responder às perguntas dos recenseadores.

Retrato do Brasil

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, defendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja o garoto propaganda da campanha. Ele também destacou a importância do diagnóstico para a elaboração de políticas públicas. "Eu considero que esse será o primeiro retrato de corpo inteiro do Brasil", afirmou o ministro.

A pesquisa para o Censo 2010 vai levantar as características como relação de parentesco, número de filhos, trabalho, renda, cor, raça, religião, sendo um dos levantamentos mais completos já realizado pelo órgão.
isa vai custar cerca R$ 2 bilhões.

Essa é a 12ª edição do recenseamento. A pesquisa vai custar cerca de R$ 2 bilhoes

Fonte: Diário do Nordeste

quarta-feira, 5 de maio de 2010

RAIMUNDO MANDUCA DE VOLTA A PREFEITURA DE ALCÂNTARAS


O prefeito de Alcântaras, Raimundo Gomes Sobrinho (Raimundo Manduca), ganhou, nesta terça-feira, o direito de ser reintegrado ao cargo. O Tribunal Regional Eleitoral, por meio do juiz Tarcísio Brilhante, concedeu mandado de segurança para o prefeito.

Raimundo Sobrinho havia sido cassado pelo juiz Eleitoral da 24ª Zona Eleitoral, Jorge di Ciero Miranda, e recorreu ao Pleno do TRE. Por sua vez, o TRE negou o pedido. Os advogados de Sobrinho entraram então com mandado de segurança, alegando que o caso não tinha transitado em julgado, no que obtiveram êxito.Além do prefeito de Alcântaras, com ele havia sido afastado o vice-prefeito, Joaquim Benicio Filho, acusados de abuso de poder econômico. Atualmente a cidade estava sendo administrada pelo Presidente da Câmara Antônio Marcos Ximenes Carvalho.


Fonte: Blog do Eliomar

ALCÂNTARAS ESTÁ HÁ QUATRO (4) DIAS SEM ÁGUA DA CEGECE


Como pode uma cidade viver literalmente sem água? Pois é o que está acontecendo com a cidade de Alcântaras deste o último domingo 01 de Maio

Segundo apuramos, o problema foi um defeito no motor da adutora, e que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) não disponha de um motor reserva e por isso a falta de água. A situação já está provocando um caos na cidade, pois nem todo mundo tem tempo ou disposição para enfrentar as filas nos chafarizes públicos que nem sempre fica perto de casa.

Além das residências, comércios e instituições públicas, construções, todo mundo tenta se virar como pode. O situação ainda só não está pior pois algumas pessoas ainda possuem um poço nos quintais de casa.

Ainda não há uma data certa para o normalização de abastecimento.

Escrito por Edilson Angelo

segunda-feira, 3 de maio de 2010

FERIDA,ONÇA SUÇUARANA, É CAPTURADA NA CE-241 TRECHO ALCÂNTARAS-SOBRAL


O animal foi capturado na localidade de sítio Algodões nas proximidades da CE-241, trecho Alcântaras-Sobral, a Polícia Ambiental foi chamada ao local para resgatar o animal.

Curiosos e ambientalistas percorreram durante todo o dia de domingo 02/05 para ver o animal que se tratava de um filhote de onça parda do tipo Suçuarana capturado no último fim de semana. Entre os curiosos que estiveram no local o secretário de Agricultura Francisco Eneudo e o prefeito interino Antônio Marcos que se encarregaram de ligar para a Companhia de Polícia Militar Ambiental para fazer o resgate.

A onça foi capturada pelo agricultora Benedito Braga na localidade de sítio Algodões zona rural do município de Alcântaras, ao passar pela a estrada o agricultor encontrou o animal que aparentemente estava ferido e não oferecia perigo. Pela análise preliminar das características apresentadas, o filhote teria cerca de 6 meses a um ano de idade.

O animal foi resgatado pela Companhia de Polícia Militar Ambiental do Ceará (CPMA) onde foi levado os procedimentos de atendimentos em Sobral, para depois de tratado ser devolvido a seu habitar natural. A Suçuarana é também conhecida como onça parda ou onça vermelha.

Conheça mais:

Comprimento médio: Regiões frias: machos, 1,50 m (mais 75 cm de cauda), fêmeas, 1,35 m (mais 65 cm de cauda). Altura média: 70 cm.

Regiões quentes: machos, 1,20 m (mais 60 cm de cauda), fêmeas 1,00 m (mais 50 cm de cauda). Altura média: 60 cm.

Massa média: Regiões frias: machos 75 kg (-1), fêmeas 50 kg (-3); Regiões quentes: machos 50 kg (-3), fêmeas 35 kg (-4½).


Na primeira imagem, mesmo sem poder atacar,ao ser pertubada, o felino se posiçionou ao seu estilo de ataque.

Escrito por Edilson Angelo

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores