quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ACIDENTES DE TRÂNSITO EM ALCÂNTARAS


Acidente de carro com o ex-presidente da Câmara Municipal de Alcântaras é apenas mais um entre muitos ocorridos no município.

O Acidente de carro ocorrido no ultimo domingo dia 04/10 que tirou a vida do ex-presidente da câmara municipal de Alcântaras Tarcísio da Filó é apenas mais um dos muitos ocorridos nos últimos anos no município de Alcântaras e em que quase todos há no meio uma combinação perigosa entre álcool e direção.

Os acidentes de trânsito já viraram um preocupação nacional, tanto é que a campanha da fraternidade deste ano teve como o tema a “Segurança Pública” e um dos focos principais da campanha era a violência no transito.

O que não poderíamos imaginar é que no pequeno município de Alcântaras essa violência seria algo tão precoce e afetaria a população, afinal a violência no trânsito que teoricamente costuma ser um problema freqüente nas grandes e médias cidades brasileiras e não em municípios como Alcântaras com cerca de apenas onze mil habitantes.

Além do Álcool na direção, outro problema é o uso de veículos nas mãos de adolescentes que usam a motocicleta como se fosse um brinquedo e que na maioria das vezes tem a omissão e conivência dos pais. Esse brinquedo pode se tornar uma arma contra ele mesmo e o pior para toda uma população do lugar.

Povo sem educação e consciência no trânsito, na maioria das vezes os acidentes poderia ser evitados, é claro que alguns são fatalidades imprevisíveis, mas no caso de Alcântaras a grande maioria dos acidentes poderia ser evitada. Outro fato que ainda poderemos considerar é o aumento da frota de veículos circulando na cidade e principalmente o aumentado nos últimos anos; hoje são cerca de 1500 veículos registrados em Alcântaras, fora os não registrados no município, mas que são de proprietários locais, com isso esse número pode chegar perto de dois mil. Na grande maioria motocicletas, meios de transporte que não oferece muita segurança e pilotadas na maioria por pessoas sem habilitação para dirigir.

Uma coisa que poderia melhorar, além da consciência do povo seria o investimento dos órgãos públicos, principalmente do municipal na sinalização de algumas de nossas ruas principais. Ainda não temos casos graves de acidentes com mortes dentro do centro urbano, somente nas entradas da cidade, mas por isso mesmo já está mais do que no tempo de se pensar em fazer algo para evitar os próximos, pois o perigo nas ruas do centros e bairro Bela Vista é evidente e constante.

Enquanto isso algo não acontece, infelizmente qualquer um de nós continuará sendo um refém e poderá se tornar a próxima vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lei de proteção

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape É terminantemente proibido copiar os artigos deste blog sem colocar as devidas fontes. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do código penal. Conheça a Lei 9610.

Seguidores